As provas do concurso Correios 2024 serão aplicadas em dezembro, e a disciplina de Português terá grande peso na avaliação dos candidatos.
No total, as provas objetivas terão 50 questões de múltipla escolha, sendo 15 questões de Português para nível médio e 10 questões para nível superior.
Com cerca de dois meses para se preparar, o candidato deve estar atento ao conteúdo programático dessa disciplina, que será determinante para alcançar uma boa pontuação.
O que será cobrado em Português?
O edital já foi divulgado, e a disciplina de Português abordará os seguintes tópicos para todos os cargos:
- Compreensão e interpretação de textos
- Tipologia textual
- Ortografia oficial
- Acentuação gráfica
- Emprego das classes de palavras
- Emprego do sinal indicativo de crase
- Sintaxe da oração e do período
- Pontuação
- Concordância nominal e verbal
- Regência nominal e verbal
- Significação das palavras
- Redação oficial: aspectos gerais, características fundamentais, padrões, emprego e concordância dos pronomes de tratamento.
O professor de Português do Qconcursos, João Bolognesi, destaca a importância de uma preparação estratégica, pois todos os assuntos deverão ser cobrados nas provas.
“O português vem para fazer a diferença, é uma das matérias que faz com que a pontuação lance você à frente. É a matéria que faz você ir bem nessa prova. Gabaritar português é o nosso grande objetivo.”
Compreensão e interpretação de textos
De acordo com João Bolognesi, a interpretação de texto é um dos temas mais importantes para a prova do concurso Correios.
Segundo ele, aproximadamente um terço das questões de Português abordará esse tema, que demanda mais tempo e concentração em comparação com questões gramaticais, portanto, recomenda treinar bastante para itens de interpretação.
“Sempre haverá em cada questão de interpretação de texto um esforço cognitivo maior. Há uma dedicação de concentração de leitura que é incomparável com outras questões. Uma questão de crase, por exemplo, há mais objetividade.
A dica para a hora da prova é que, ao encontrar dificuldades nas questões de interpretação, o candidato retome outras questões e depois volte para as de texto, e resolva com mais foco.
“A questão de interpretação, essencialmente, é uma paráfrase do que o texto trouxe. Então, é por meio de uma comparação. Então não tenho dúvida que o principal item é compreensão e interpretação”.
Tipologia e Gêneros Textuais
Outro ponto importante abordado pelo professor é a diferença entre tipologia textual e gêneros textuais, com destaque para a recorrência de questões que apresentem essa temática.
A tipologia textual, conforme ele explica, consiste na estruturação e organização do texto.
Em tipologia textual, a prova pode abordar tipos como:
- Narração;
- Descrição;
- Dissertação expositiva ou texto informativo;
- Dissertação argumentativa;
- Texto injuntivo.
Segundo o professor, a prova também pode abordar gêneros textuais, como editoriais e notícias.
“Você tem que estudar a tipologia, os cinco tipos de textos, e estar atento a essa possibilidade de, na mesma questão, haver também sobre gêneros textuais”.
Ortografia
Em Ortografia, o professor destaca alguns dos temas de maior recorrência em provas, como:
- Uso dos porquês;
- Emprego do L e do U (mal e mau).